Base de conhecimento
ILTECH Innovative Transformers > Help Desk > Base de conhecimento

Pesquisar na ajuda:


Preenchendo os parâmetros de um núcleo enrolado em um equipamento de Distribuição (Parte 2)

Solução

Preenchendo os parâmetros de um núcleo enrolado em um equipamento de Distribuição (Parte 2)

 

 

Leia primeiramente a Parte 1 para melhor compreensão. Clique aqui para acessar.


 

6. Após as dimensões, temos a Indução:

Na indução, um valor já nos apresentado como sugestão de acordo com as perdas especificadas para o projeto. Esse valor pode ser alterado e vai estar interferindo diretamente no número de espiras, onde cada passo que se der para baixo no valor da indução, aumentará o número de espiras na BT. Esse número pode ser verificado quando se chega na etapa do Enrolamento BT, que é a etapa seguinte a etapa de Núcleo, e, caso haja necessidade, pode-se voltar a essa posição para que as alterações necessárias sejam feitas. Vale ressaltar que isso não resultará em valor quebrado de espiras.

 

7. Finalmente, tem-se o último item da lista, que aparece como "WKg - VaKg":

 

 

Como pode-se perceber, esse item não aparece na checklist, isso porque ele só irá ser usado em situações específicas como em ensaios de saturação. Equipamentos muito antigos, normalmente da década de 80, possuem uma curva de saturação bem difícil de se determinar e que fica muito fora dos limites padrões de mercado. Dessa forma, o sistema oferece essa opção para quando se quer ter certeza das perdas em vazio do determinado equipamento. Os valores de WKg podem ser coletados em laboratório e aplicados aqui e, com isso, o sistema passará a ignorar as curvas padrões de chapas, que ele tem internamente cadastrados, e aplicar ao equipamento esses valores definidos para o cálculo das perdas em vazio. Da mesma forma ocorre para o VaKg, que é usado para cálculo da corrente de excitação.

 

 -

 

Após feito o preenchimento dos parâmetros pode-se notar que a checklist aparecerá toda em verde com os valores definidos. Caso esse não seja o caso, deve-se rever os valores que permanecem em vermelho e defini-los ao clicar no botão "OK" do item.

Logo abaixo a checklist, vamos ter a tabela de resultados para essa etapa:

 

E, debaixo da tabela de resultados, teremos uma Análise:

 

 

Essa análise acontecerá da seguinte forma: os quadros azuis representam os informativos e o resto dos quadros seguirá um padrão de semáforo, onde os itens em verde estão com bons valores, os amarelos/alaranjadas possuem valores que já estão se aproximando dos índices estabelecidos para o projeto e, os vermelhos, são aqueles que estiverem fora dos limites.

 

A tabela de resultados e a análise servem para ajudar o projetista que, ao preencher todos os parâmetros da etapa poderá observá-las e fazer as alterações necessárias sem que precise esperar a etapa de resultados ao final de todo o projeto.

 

A próxima etapa será do Enrolamento de BT e poderá se seguir após isso, frisando que todos os parâmetros precisam ser preenchidos para que o sistema dê autorização para continuar.

 

 

» -- «

 

 

Você pode acessar o artigo para núcleos empilhados, clicando aqui.

 

Confira nosso tutorial em vídeo sobre o assunto, acesse aqui, ou acesse nosso canal do youtube para mais vídeos: ILTECH - Innovative Transformers

 

» -- «

 

Conhece o blog do transformador? Não? Então aproveite e obtenha mais informações técnicas nos posts de nossos especialistas por lá. Acesse iltech.com.br/blog/ e confira!

Para quaisquer dúvidas que venham a surgir, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo. Acesse aqui nosso canal de suporte ou entre em contato através dos meios:

Contato:  +55(47) 3037-2806 

Whatapp+55(47) 3037-2806

Skypesuporte@iltech.com.br

E-mail:suporte@iltech.com.br


Agradecemos pela atenção.

 
Este artigo foi útil? sim / não
Artigos relacionados Tutorial 001 - Projetando um transformador monofásico de 1500VA - 110V - 220V / 12V - 24V no SISREC-WEB
Problemas com o Excel (Recálculo automático)
Preenchendo os parâmetros de um núcleo empilhado em um equipamento de Distribuição (Parte 2)
Preenchendo os parâmetros da Alta Tensão em um equipamento de distribuição (Parte 3)
Detalhes do artigo
Identificação do artigo: 12
Categoria: Equipamentos de Distribuição - SISREC-web
Avaliação (Votos): Avaliação do artigo 5.0/5.0 (1)

 
« Voltar

 
Powered by Help Desk Software HESK, in partnership with SysAid Technologies