Base de conhecimento
ILTECH Innovative Transformers > Help Desk > Base de conhecimento

Pesquisar na ajuda:


Dúvidas sobre alguns itens dos relatórios (SISREC-web)

Solução

Dúvidas sobre alguns itens dos relatórios (SISREC-web)

 

Algumas dúvidas que aparecem entre os usuários do SISREC-web são referentes a alguns dados que estão presentes no relatório. Hoje vamos esclarecer e explicar a que esses dados se referem e como você pode entende-los.


1. O que é o molde?

Nos relatórios de Alta e Baixa Tensão, o item molde que fica dentro da primeira tabela de legenda:

   

O molde ou modelo é a base onde o enrolamento é montado, geralmente é feito de cilindro de papelão para transformadores com fios mais grossos ou mesmo de papel no caso de transformadores de menor potência. Observe o exemplo a seguir:

 

2. Sobre os canais

Na tabela Canal, demonstra-se em qual camada, espessura do canal e tipo (inteiro ou meio canal) será inserido o canal no enrolamento. Em ambos os enrolamentos, BT e AT, quando a tabela está em branco é porque não existem canais. A tabela pode ser vista na imagem abaixo, circulada em vermelho em ambos os relatórios de BT e AT:

Quando se tem canais, eles aparecem na tabela, com seus dados especificados conforme imagem a seguir:

 

 

Os próximos itens (3, 4 e 5) se encontram na seguinte tabela dos relatórios de AT e BT, com sua respectiva representação logo acima da mesma:

            

     3. O que é largura em Y e largura em X?

A largura em Y do enrolamento é no sentido entre buchas conforme a legenda demonstra, uma vez que as larguras podem variar quando adotado meio canal, gerando um enrolamento com duas larguras diferentes uma para cada eixo. Já a largura em X, é a largura do enrolamento no sentido entre colunas.

Para a largura de X e Y, podemos verificar a imagem, onde foi aplicado um corte superior para nível de exemplificação. No exemplo, podemos ver o enrolamento de baixa tensão:


      4. O que é espessura do enrolamento em X e em Y?

É a somatória das espessuras das camadas no sentido entre buchas (y) e entre colunas (x), conforme a legenda demonstra, uma vez que as espessuras podem variar quando adotado meio canal, gerando um enrolamento com duas espessuras diferentes uma para cada eixo.  Na imagem abaixo podemos ver um exemplo em que a espessura em Y é maior do que em X, pois temos uma meio-canal em Y:


5. O que é Diâmetro interno do molde e Diâmetro interno da parte metálica?

O diâmetro interno do molde refere-se ao diâmetro inicial do modelo, ou base, para o enrolamento ser confeccionado, e o diâmetro interno da parte metálica, ao diâmetro inicial onde inicia-se o condutor que será enrolado sobre o modelo.

 

      6. Sobre o condutor

As especificações de paralelos axiais e radias e dimensão axial e radial pode ser vista na visualização que é mostrada no item Condutor no próprio SISREC-web. A seguir tem-se um exemplo de visualização com as explicações sobre tais itens:

Também no SISREC-web temos uma visão em corte que demonstra a posição dos condutores e que tem por objetivo auxiliar visualmente e melhorar o entendimento sobre o posicionamento dos condutores. A seguir podemos ver como aplicar a visualização em corte:

Selecione a segunda aba no canto direito da tela de cálculo. Após isso, na opção de corte frontal, arraste a barra para especificar o quanto deve ser cortado e clique em “Aplicar”:

 

» -- «


Conhece o blog do transformador? Não? Então aproveite e obtenha mais informações técnicas nos posts de nossos especialistas por lá. Acesse iltech.com.br/blog/ e confira!

Você também pode conferir nosso canal do youtube para encontrar mais material de apoio: ILTECH - Innovative Transformers

Para quaisquer dúvidas que venham a surgir, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo. Acesse aqui nosso canal de suporte ou entre em contato através dos meios:

Contato:  +55(47) 3037-2806 

Whatapp+55(47) 3037-2806

Skypesuporte@iltech.com.br

E-mail:suporte@iltech.com.br


Agradecemos pela atenção.

 


 
Este artigo foi útil? sim / não
Artigos relacionados Tutorial 001 - Projetando um transformador monofásico de 1500VA - 110V - 220V / 12V - 24V no SISREC-WEB
Problemas com o Excel (Recálculo automático)
Detalhes do artigo
Identificação do artigo: 31
Categoria: Knowledgebase
Avaliação (Votos): Avaliação do artigo 5.0/5.0 (1)

 
« Voltar

 
Powered by Help Desk Software HESK, in partnership with SysAid Technologies