Base de conhecimento
ILTECH Innovative Transformers > Help Desk > Base de conhecimento

Pesquisar na ajuda:


Preenchendo as propriedades elétricas de um equipamento de Distribuição

Solução

Preenchendo as propriedades elétricas de um equipamento de Distribuição

 

No momento em que um projeto é aberto no painel de cálculo (dashboard), essa é a tela que nos é apresentada:

 

     Como pode ser visto, a primeira etapa pela qual se deve passar no processo de cálculo, é a definição das propriedades elétricas que, na imagem, aparece circulada em vermelho. Nesse tutorial iremos mostrar como é feito o preenchimento dos parâmetros que se seguem nessa etapa e algumas características desses.


     1. A primeira opção a ser preenchida são as “Configurações da AT”:

    


 

Nas configurações da AT, temos o item “Ligação” com as opções “Triângulo”, “Estrela” e “Zig-zag”. Esse item é definido clicando na opção desejada, e vai definir a ligação da alta tensão do equipamento.

 

Logo após, nós temos a opção “Adicionar tensão”, onde, primeiramente, deve-se entrar com a tensão nominal do equipamento e, então clicar no botão adicionar que aparece com um “+”:


Quando a primeira tensão é adicionada, logo abaixo aparece a opção “Adicionar Tap”, onde você adiciona o degrau de tensão e, clicando em “Adicionar”, o próximo degrau é adicionado automaticamente. Essa opção não é obrigatória e serve apenas como facilitador para que você não precise adicionar manualmente cada tensão, mesmo que você possa fazer isso.

No exemplo acima, a tensão nominal adicionada é 13800V. Adicionando um tap de 600V, a segunda tensão deve ser de 13200V (últimaTensão – valorTap), como se pode ver na imagem abaixo.

Podemos perceber que as  tensões são todas listadas na ordem em que foram adicionadas e com a opção “deletar” logo ao lado, representada pelo ícone com uma lixeira, para excluir a respectiva tensão a qual essa está atrelada.


2. Ao concluir as configurações da AT, temos as configurações da BT:

Esta fase se segue da mesma forma que a anterior, definindo-se a ligação, dessa vez para a baixa tensão do equipamento, porém, deve-se por sempre a tensão de coluna. Por exemplo, para o transformador da imagem foi selecionada a ligação “Estrela”, sua tensão de coluna que é 219.39V multiplicada por √3 vai ser igual a tensão da ligação. Dessa forma, nesse item deve-se adicionar a tensão do enrolamento.

 

3. A seguir será definido o grupo de ligação como se mostra na imagem abaixo:

 

O sistema já vai mostrar, automaticamente, as opções válidas conforme o que já foi preenchido durante a definição dos parâmetros anteriores de configurações da AT e BT.

Dessa forma, deve-se escolher a opção desejada e clicar no botão “OK” que aparece ao lado.

 

» -- «


Continue lendo em "Preenchendo as propriedades elétricas de um equipamento de Distribuição (Parte 2)"

 

Confira nosso tutorial em vídeo sobre o assunto, acesse aqui, ou acesse nosso canal do youtube para mais vídeos: ILTECH - Innovative Transformers

 

 

» -- «

 

Conhece o blog do transformador? Não? Então aproveite e obtenha mais informações técnicas nos posts de nossos especialistas por lá. Acesse iltech.com.br/blog/ e confira!

Para quaisquer dúvidas que venham a surgir, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo. Acesse aqui nosso canal de suporte ou entre em contato através dos meios:

Contato:  +55(47) 3037-2806 

Whatapp+55(47) 3037-2806

Skypesuporte@iltech.com.br

E-mail:suporte@iltech.com.br


Agradecemos pela atenção.

 
Este artigo foi útil? sim / não
Artigos relacionados Tutorial 001 - Projetando um transformador monofásico de 1500VA - 110V - 220V / 12V - 24V no SISREC-WEB
Problemas com o Excel (Recálculo automático)
Tutorial 005 -Como descobrir a tensão dos trechos de um autotransformador
Exemplo de Ligação do Autotrafo3f
Detalhes do artigo
Identificação do artigo: 7
Categoria: Equipamentos de Distribuição - SISREC-web
Avaliação (Votos): Avaliação do artigo 5.0/5.0 (1)

 
« Voltar

 
Powered by Help Desk Software HESK, in partnership with SysAid Technologies