Quais são os tipos de núcleos enrolados?

Recentemente recebi vários e-mails de pessoas me perguntando sobre técnicas construtivas de núcleos, então resolvi falar um pouco mais sobre isso.

Na construção dos núcleos para transformadores, existem várias formas e técnicas construtivas, que dependem de vários fatores, como por exemplo, os recursos produtivos do fabricante e as exigências do cliente.

Quando é necessário atender a uma grande demanda de lotes de equipamentos, optar pela técnica de núcleo enrolado pode ajudar a automatizar e dar mais rapidez a todo o processo da fábrica.

Se considerarmos o circuito magnético de cada chapa, existem duas formas de fechamento da superfície onde o fluxo estará confinado:

1. Hardlap, ou junta dura;
2. Overlap, ou junta sobreposta;

Entre essas duas há uma diferença de desempenho magnético:

A forma da junta Hardlap é separada por uma pequena lacuna vazia. Esse espaço representa uma interrupção no circuito magnético, que gera o aumento na relutância magnética.

Já a forma Overlap, geralmente construída no formatoDUOE (bordas sextavadas), possui uma sobreposição das chapas. Dessa forma, há melhor continuidade, porque a superfície de contato será maior. No entanto, essa técnica exige a utilização de mais materiais, o que deixará o equipamento mais caro e pesado.

Apesar da menor eficiência magnética, o formato Hardlap é aconselhado para a reforma quando é necessário trocar o núcleo, por ser mais fácil e rápido de montar/desmontar.

Assim, essa técnica pode ajudar a dar uma folga de segurança no processo, atendendo às exigências legais, e garantindo o melhor lucro, uma vez que a lucratividade da reforma está voltada para a velocidade de execução.

One thought on “Quais são os tipos de núcleos enrolados?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *