Introduction The passage of alternating electric current through a conductor makes it intrinsically subject to concentrate on its periphery, to the detriment of traveling through its inner part. It is the so-called Skin effect, or skin effect, since, in its…
Is the transformer noise normal?
Today the topic we will address is about something very common to see, but that leaves us in doubt: After all, why does the transformer snore? Was my equipment badly sized? To answer these questions we need to understand the…
Harmônicas (como controlar este problema)
Quando uma corrente alternada é aplicada a uma carga resistiva, motores de indução com velocidade constante e motores síncronos, a corrente acompanha a forma do sinal de tensão. Neste caso geralmente não há harmônicas, porque a tensão e a corrente…
INRUSH CURRENT: WHAT YOU CAN (AND SHOULD) DO TO DEAL WITH
For many reasons, the complete elimination of Inrush current is almost impossible. Alternatively, living with a certain degree of Inrush has been the best way out. For this, the devices that allow a reduced manifestation of the Inrush current are…
Geneproj – Publicação de Desenhos
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Publicação de desenhos # Como salvar osseus desenhos!” aponta como é feita a publicação de desenhos no GENEPROJ. Essaopção permite que cada conta crie uma biblioteca individual com todas…
Geneproj – Exportação de Desenhos
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Exportação de desenhos” demonstra aexportação dos desenhos gerados no GENEPROJ. Todos os desenhos gerados podemser exportados para as seguintes extensões: .dxf, .svg, json, .stl ou .pdf.A exportação permite que…
Geneproj – Suporte da Parte Ativa
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de Desenhos#12 – SUPORTE DA PARTE ATIVA” explica como é gerado o desenho para o último item da parte ativa, o suporte dela. Nele, são apontados os parâmetros…
Geneproj – Alça da Parte Ativa
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de desenhos#11 – ALÇA DA PARTE ATIVA” aponta os parâmetros necessários para definir a alça da parte ativa, incluindo os parâmetros responsáveis por suas dimensões e também os…
Geneproj – Ferragens
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de desenhos#10 – FERRAGENS” mostra como é definido um dos itens que irão englobar a parte ativa do transformador. Para a geração de desenhos das ferragens, são cadastrados…
Geneproj – Suporte de Poste
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de Desenhos#9 – SUPORTE DE POSTE” explica como é gerado o desenho do suporte de poste. Entre os parâmetros necessários, são definidas todos as dimensões do suporte, espaçamentos,…
Geneproj – Radiador
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de Desenhos#8 – RADIADOR” demonstra os parâmetros necessários para gerar o desenho dos radiadores do tipo elíptico. São apontadas todas as dimensões do radiador, detalhamento quanto às cordas…
Geneproj – Buchas
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de Desenhos#7 – BUCHAS” apresenta os parâmetros responsáveis por definir as características das buchas de AT e BT. Sendo um dos desenhos mais simples, por já ser padronizado,…
DIFERENÇAS ENTRE TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIÇÃO E FORÇA – PARTE 3: APLICAÇÕES, VANTAGENS E DESVANTAGENS
Na última parte desta pequena série (parte 1) e (parte 2), agora sabendo das diferenças entre transformadores de distribuição e força, elencaremos as aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo de equipamento. Custo de instalação e manutenção Transformadores de distribuição…
Geneproj – Alça do tanque
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo GENEPROJ – Geração de Desenhos#6 – ALÇA DO TANQUE apresenta os parâmetros que definem as características da alça do tanque. Nele, são apontados como são preenchidos largura e comprimento da alça,…
DIFERENÇAS ENTRE TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIÇÃO E FORÇA – PARTE 2: TRANSFORMADORES DE FORÇA
Nesta segunda parte do nosso comparativo entre transformadores de distribuição e força (veja aqui a parte 1), iremos tratar dos equipamentos desenvolvidos para potências normatizadas iguais ou superiores a 500 kVA, os transformadores de força. Assim como todo transformador, sua…
Geneproj – Tampa de Inspeção
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de desenhos#5 – TAMPA DE INSPEÇÃO” apresenta os parâmetros necessários para geração do desenho da tampa de inspeção, apontando o que cada um representa e o que irá…
DIFERENÇAS ENTRE TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIÇÃO E FORÇA – PARTE 1: TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIÇÃO
Transformadores de distribuição e força devem, necessariamente, atender às especificações da norma ABNT NBR 5356 em suas partes 1, 2, 3, 4 e 5. Obviamente, existem diversos métodos construtivos, tipos de núcleo e aplicações em geral que diferem para diferentes…
Geneproj: Tampa do tanque
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de Desenhos#4 – TAMPA DO TANQUE” apresenta como são definidas as características da tampa do tanque, após ser definido o fundo dele. Apresenta como são definidos os espaçamentos…
ATERRAMENTO DE TRANSFORMADORES E TRANSFORMADORES DE ATERRAMENTO
Basicamente, o aterramento de qualquer equipamento elétrico visa equipotencializar todas as partes metálicas e neutro/retorno para “zero volts”. Além de uma medida de segurança para evitar descargas por eletricidade estática nas massas ou falhas em componentes elétricos pela potência que…
Geneproj – Suporte do Fundo
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo GENEPROJ – Geração de Desenhos#3 – SUPORTE DO FUNDO mostra como é definido o suporte de fundo do tanque, apresentando as variáveis que o caracterizam. No exemplo que é dado, também…