Today the topic we will address is about something very common to see, but that leaves us in doubt: After all, why does the transformer snore? Was my equipment badly sized? To answer these questions we need to understand the…
Harmônicas (como controlar este problema)
Quando uma corrente alternada é aplicada a uma carga resistiva, motores de indução com velocidade constante e motores síncronos, a corrente acompanha a forma do sinal de tensão. Neste caso geralmente não há harmônicas, porque a tensão e a corrente…
INRUSH CURRENT: WHAT YOU CAN (AND SHOULD) DO TO DEAL WITH
For many reasons, the complete elimination of Inrush current is almost impossible. Alternatively, living with a certain degree of Inrush has been the best way out. For this, the devices that allow a reduced manifestation of the Inrush current are…
Geneproj – Publicação de Desenhos
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Publicação de desenhos # Como salvar osseus desenhos!” aponta como é feita a publicação de desenhos no GENEPROJ. Essaopção permite que cada conta crie uma biblioteca individual com todas…
Geneproj – Exportação de Desenhos
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Exportação de desenhos” demonstra aexportação dos desenhos gerados no GENEPROJ. Todos os desenhos gerados podemser exportados para as seguintes extensões: .dxf, .svg, json, .stl ou .pdf.A exportação permite que…
Geneproj – Suporte da Parte Ativa
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de Desenhos#12 – SUPORTE DA PARTE ATIVA” explica como é gerado o desenho para o último item da parte ativa, o suporte dela. Nele, são apontados os parâmetros…
Geneproj – Alça da Parte Ativa
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de desenhos#11 – ALÇA DA PARTE ATIVA” aponta os parâmetros necessários para definir a alça da parte ativa, incluindo os parâmetros responsáveis por suas dimensões e também os…
Geneproj – Ferragens
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de desenhos#10 – FERRAGENS” mostra como é definido um dos itens que irão englobar a parte ativa do transformador. Para a geração de desenhos das ferragens, são cadastrados…
Geneproj – Suporte de Poste
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de Desenhos#9 – SUPORTE DE POSTE” explica como é gerado o desenho do suporte de poste. Entre os parâmetros necessários, são definidas todos as dimensões do suporte, espaçamentos,…
Geneproj – Radiador
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de Desenhos#8 – RADIADOR” demonstra os parâmetros necessários para gerar o desenho dos radiadores do tipo elíptico. São apontadas todas as dimensões do radiador, detalhamento quanto às cordas…
Geneproj – Buchas
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de Desenhos#7 – BUCHAS” apresenta os parâmetros responsáveis por definir as características das buchas de AT e BT. Sendo um dos desenhos mais simples, por já ser padronizado,…
DIFERENÇAS ENTRE TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIÇÃO E FORÇA – PARTE 3: APLICAÇÕES, VANTAGENS E DESVANTAGENS
Na última parte desta pequena série (parte 1) e (parte 2), agora sabendo das diferenças entre transformadores de distribuição e força, elencaremos as aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo de equipamento. Custo de instalação e manutenção Transformadores de distribuição…
Geneproj – Alça do tanque
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo GENEPROJ – Geração de Desenhos#6 – ALÇA DO TANQUE apresenta os parâmetros que definem as características da alça do tanque. Nele, são apontados como são preenchidos largura e comprimento da alça,…
DIFERENÇAS ENTRE TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIÇÃO E FORÇA – PARTE 2: TRANSFORMADORES DE FORÇA
Nesta segunda parte do nosso comparativo entre transformadores de distribuição e força (veja aqui a parte 1), iremos tratar dos equipamentos desenvolvidos para potências normatizadas iguais ou superiores a 500 kVA, os transformadores de força. Assim como todo transformador, sua…
Geneproj – Tampa de Inspeção
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de desenhos#5 – TAMPA DE INSPEÇÃO” apresenta os parâmetros necessários para geração do desenho da tampa de inspeção, apontando o que cada um representa e o que irá…
DIFERENÇAS ENTRE TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIÇÃO E FORÇA – PARTE 1: TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIÇÃO
Transformadores de distribuição e força devem, necessariamente, atender às especificações da norma ABNT NBR 5356 em suas partes 1, 2, 3, 4 e 5. Obviamente, existem diversos métodos construtivos, tipos de núcleo e aplicações em geral que diferem para diferentes…
Geneproj: Tampa do tanque
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo “GENEPROJ – Geração de Desenhos#4 – TAMPA DO TANQUE” apresenta como são definidas as características da tampa do tanque, após ser definido o fundo dele. Apresenta como são definidos os espaçamentos…
ATERRAMENTO DE TRANSFORMADORES E TRANSFORMADORES DE ATERRAMENTO
Basicamente, o aterramento de qualquer equipamento elétrico visa equipotencializar todas as partes metálicas e neutro/retorno para “zero volts”. Além de uma medida de segurança para evitar descargas por eletricidade estática nas massas ou falhas em componentes elétricos pela potência que…
Geneproj – Suporte do Fundo
1. O que você verá nesse vídeo: O vídeo GENEPROJ – Geração de Desenhos#3 – SUPORTE DO FUNDO mostra como é definido o suporte de fundo do tanque, apresentando as variáveis que o caracterizam. No exemplo que é dado, também…
ANÁLISES FISICO-QUÍMICAS E CROMATOGRÁFICAS EM ÓLEOS ISOLANTES DE TRANSFORMADORES: PRINCIPAIS DIFERENÇAS E APLICAÇÕES
Um dos métodos mais antigos e ainda eficazes de manutenção preventiva em transformadores à óleo é a análise do fluido isolante. Não como único critério de avaliação, mas como um importante indicador do estado do isolamento do equipamento. E ao…