Ferragem chanfrada: Estética ou eficiência?

O assunto de hoje é sobre algo que muitas vezes passa despercebido, mas que pode fazer toda a diferença em seu projeto.

Você, como muitos outros já deve ter se perguntado: Por que alguns projetos tem a ferragem chanfrada?

E a resposta está (acredite ou não) no custo! Não acredita? Então acompanhe o artigo!

 

Afinal o que é o chamado chanfro?

Todo transformador possui a chamada ferragens da parte ativa que nada mais são do que as vigas que mantém o transformador montado.

Olhando a figura, podemos ver o equipamento montado com as ferragens cumprindo justamente esta função.

Na figura abaixo podemos ver o somente a ferragem os chamados “chanfros”, que nada mais são do que as pontas laterais da ferragem cortadas em um ângulo de 45°.

 

 

Mas por que os projetistas fazem isso?

Para responder essa pergunta eu preparei abaixo uma imagem que demonstra quando isso acontece e a área prevista pelo tanque nas duas situações, “com” e “sem” chanfro.

Nesta imagem acima podemos observar em vermelho a área do tanque do transformador que será preenchida com óleo.

Já nesta outra imagem podemos observar a área em vermelho que a ferragem sem chanfro exigia, e em verde exigida quando utilizamos o chanfro nas ferragens.

Como podemos observar a área utilizada pelo tanque é ligeiramente menor quando utilizamos o chanfro, e isso pode fazer toda a diferença em, seu projeto.

Vamos as contas:

 

Para ferragens sem chanfro:

  • Para um transformador de pequeno porte com 155 litros de óleo.
  • A um custo de R$ 4,20 o litro.
  • Temos um custo total de R$ 651,00 em óleo.

 

Para ferragens com chanfro:

  • Com uma redução da área de 11,5%.
  • Total de 141,7 litros de óleo.
  • A um custo de R$ 4,20 o litro.
  • Temos um custo total de R$ 595,45 em óleo.

 

Como resultado teremos uma economia de R$: 55,54.

 

Conclusão

Num primeiro momento podemos até achar que uma economia na ordem de 50 reais pode não representar muita coisa mas em um mundo que tem se tornado cada vez mais competitivo, até mesmo centavos podem fazer toda a diferença entre vender ou perder à oportunidade.

Logicamente o projetista, na hora de tomar esta decisão, tem que ponderar outros pontos como por exemplo o trabalho para se fazer estes chanfros, sendo dois cortes por canto, teremos um total de 16 cortes nas ferragens superiores e inferiores no total.

Mas imagine uma licitação de mil equipamentos, se conseguirmos uma economia de R$ 55,54 reais por peça isso representa R$ 55.540 (mais de cinquenta e cinco mil reais) em economia gerada!

Então fique esperto, pequenos ajustes no projeto podem lhe render sim uma economia significativa!

Autor:

  • William Prange Theobald
  • Diretor Operacional da ILTECH com 10 anos de experiência em desenvolvimento de soluções voltadas para a área de Engenharia

One thought on “Ferragem chanfrada: Estética ou eficiência?

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