POR QUE NÃO CONSIGO ACERTAR AS PERDAS EM VAZIO NOS MEUS CÁLCULOS?

Hoje iremos tratar de um assunto corriqueiro na área de fabricação e reforma de transformadores que pode nos trazer muitas dores de cabeça: Perdas em Vazio.

Engenheiros e calculistas tendem a ser penalizados por este item devido a uma característica intrínseca deste resultado: a altíssima variação de seus números.

Antes de começar precisamos resgatar o conceito das perdas em vazio: esse termo nada mais é do que a quantidade de energia consumida pelo transformador, simplesmente pelo fato de estar conectado à rede, ou seja, energia gasta sem alimentar nenhuma carga.

Isso ocorre principalmente pelo fato de que a excitação do núcleo precisa de energia para acontecer e como em todo processo de transformação existe perda é o que justamente vemos ocorrer no núcleo.

Por que existem variações de perda entre os núcleos?

É comum observarmos diferenças enormes nas perdas em vazio entre diferentes equipamentos, bem como seu ano de fabricação.

Esse comportamento está atrelado a inúmeros fatores dentre eles:

  1. Quantidade de material envolvida na fabricação do núcleo;
  2. Tipo de corte utilizado na junção nas chapas;
  3. Qualidade do material.

Já tratamos do assunto das chapas aqui no blog neste link, mas hoje, iremos focar em como você pode prever as variações que acontecem em seu projeto.

Como sabemos que inúmeras variáveis podem afetar o cálculo e com isso comprometer nosso projeto, como podemos então prever com precisão as perdas em vazio?

Sobre o ensaio de saturação

A resposta esta em um ensaio chamado de “ENSAIO DE SATURAÇÃO” cujo principal objetivo é submeter o núcleo a uma indução específica e coletar os dados de ensaio que apresentarão as perdas em W/Kg que o núcleo apresenta.

Este tipo de ensaio pode ser aplicado em um núcleo de um equipamento que esteja prestes a ser reformado, ou no caso de fabricação no equipamento piloto do lote, para garantir que todo o lote esteja dentro dos índices desejados/calculados.

Com este ensaio em mãos podemos mensurar:

  1. A real qualidade do núcleo (isolando fatores como qualidade da chapa);
  2. Tipo de corte e peso do núcleo que influenciam diretamente neste resultado.

Como aplicar os índices em meu projeto?

O sistema SISREC-WEB tem uma interface exclusiva para aplicar os índices de ensaio e funciona de dois modos.

  • Se você não tiver condições de fazer o ensaio de saturação não se preocupe o sistema irá calcular para você, pois nele já se encontram todos os indicies para tipo de corte e tipo de chapa, onde através de tais indicies o sistema consegue simular a curva de saturação apresentando valores de perdas em vazio com uma precisão de até 99%.
  • Quando a empresa tiver a possibilidade de fazer o ensaio de saturação o sistema pode ser alimentado com tais índices conforme tela a seguir:

  • Os campos disponíveis são Va/Kg para cálculo da corrente de excitação.
  • E o campo W/Kg para cálculo das perdas em vazio.

Uma vez que o projetista opte por informar tais valores o sistema ignora completamente os índices e curvas que possui e passa a calcular tais valores de perda e corrente de excitação a partir dos índices informados trazendo o valor com 100% de acerto das perdas medidas em laboratório.

CONCLUSÃO

Toda e qualquer intenção em um sistema de cálculo sempre tem que estar alinhado a um único e principal fator que é a produtividade, tudo que se busca de avanço tem esse mesmo objetivo. Nosso objetivo sempre foi e será trazer ao projetista maior produtividade aliada à extrema confiabilidade dos resultados.

De fato, quando o assunto é transformador, não existem fórmulas fechadas para se atingir o melhor resultado de custo x benefício do equipamento. Mas munir o projetista das ferramentas certas para fazer o seu trabalho no menor tempo possível e com o melhor resultado esperado é o melhor caminho que se pode alcançar neste setor.

Todo o esforço que colocamos desde a interface como na sistemática de cálculo leva sempre em conta esse fator.

Hoje pudemos ver uma funcionalidade que traz um ganho enorme ao projetista focado na produtividade e qualidade dos resultados do seu cálculo. Nosso horizonte é bem extenso e estamos constantemente trazendo novas funcionalidades ao sistema que possam agregar ainda mais ao trabalho dos projetistas/calculistas.

Autor:

  • William Prange Theobald
  • Diretor Operacional da ILTECH com 10 anos de experiência em desenvolvimento de soluções voltadas para a área de Engenharia

One thought on “POR QUE NÃO CONSIGO ACERTAR AS PERDAS EM VAZIO NOS MEUS CÁLCULOS?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *