Densidade limite para cobre e alumínio

No cálculo elétrico, existe uma dúvida muito frequente a respeito de qual densidade deve ser escolhida para determinados tipos de condutores, mas ela ocorre por causa da visão insuficiente que alguns projetistas têm de seu projeto. Explico-me:

Na verdade, essa variável está relacionada à grandeza do transformadortempo de carga e fio escolhido.

Por exemplo, para transformadores pequenos de até 30 ou 40 VA, é possível encontrar densidades superiores a 3 A/mm² para o alumínio, e superiores a 4 A/mm², para o cobre, considerando a baixa quantidade de calor gerado.

Já para um autotransformador de partida, por exemplo, é possível encontrar densidades até 5x superiores às de um transformador isolador.

A grande questão está relacionada às dimensões da bobina, isto é, se você tiver um transformador bem projetado, terá uma área de dissipação maior, o que lhe proporciona o poder de trabalhar com densidades muito mais altas(escolhendo fios mais finos).

Em contrapartida, se as dimensões resultantes para o equipamento não tiverem uma boa área de dissipação, o resultado será um transformador que esquenta mais e que, por sua vez, exige densidades mais baixas (trabalhar com fios mais grossos), para não ultrapassar o limite de temperatura estabelecido para o projeto.

No SISREC-WEB, o projetista tem essa visibilidade, e não precisa se preocupar demais com as densidades, concentrando-se na temperatura final do equipamento resultante das suas escolhas.

Veja abaixo que a temperatura passou a ser uma variável de entrada no projeto assim como a temperatura ambiente que justamente influencia no resultado final:

1

E na tela de resultados podemos analisar justamente a influência do que definimos em nosso projeto.

Com isso, podemos ver que, mesmo que o projeto não tenha atingido a dissipação necessária, o aumento da temperatura ficou dentro do limite térmico estabelecido anteriormente, podendo assim ser fabricado sem maiores riscos.

2

A preocupação constante com densidades muito baixas acaba dificultando a redução de custos que poderia ser feita com segurança e qualidade.

Isso acontece porque esses projetistas não dispõem da ferramenta robusta capaz de cruzar todas estas informações e trazer os resultados necessários que ajudam na tomada de decisão durante o processo.”

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais sobre a relação de densidade e materiais dos condutores. Essa dica lhe foi útil?

One thought on “Densidade limite para cobre e alumínio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *