Vamos mudar algumas coisas no nosso relacionamento. Saiba por que isso é importante.

Quem nos acompanha há mais tempo sabe o quanto temos trabalhado para levar informações que somem no dia à dia de nossos leitores: desde informações que coletamos e criamos com base em nossas próprias experiências até posts que usam as boas práticas reconhecidas do mercado/literatura.

Hoje nós estamos muito contentes e satisfeitos em anunciar que estamos ampliando nosso modelo de compartilhamento de conhecimento estendendo o time de produção de conteúdo para todo o time de engenharia da ILTECH. Se antes nosso fundador era à figura de comunicação com você, à partir de hoje você contará com o apoio de todo o time ILTECH na produção de materiais de grande relevância.

 

O começo

O início da ILTECH surge à vinda do seu fundador para o Brasil (em meados dos anos 70), o Engenheiro Eletricista Ivan Leon, que deixava sua pátria em busca de melhores oportunidades num país em franco crescimento.

O principal motivador desta mudança, foi que o Chile na época, passava por tumultos políticos e sociais, que trouxeram momentos de grande pessimismo. Com vontade de trabalhar e obter maiores conhecimentos teóricos e práticos, Ivan decidiu procurar oportunidades em outros lugares.

Naquela época o Brasil era governado por Ernesto Geisel. O país fomentava uma demanda por profissionais qualificados de todos os ramos da indústria. Ivan pôde vislumbrar melhor destino, através de um anúncio de jornal que pedia candidatos à vaga de projetista de transformadores elétricos, na antiga empresa Nativa Industrial.

Engenheiro eletricista recém-formado, com ênfase em sistemas de potência (geração, transmissão e distribuição), atraiu-lhe o anúncio por se tratar de uma ocupação com exigências criativas, cujos resultados dependiam da precisão e inventividade do profissional.

 

Desenvolvimento

Ivan, como todo profissional em início de carreira, cometeu inúmeros erros peculiares, que buscou superar desenvolvendo rotinas para evitar mitigar os riscos que se somavam com a pesquisas particulares e exaustivas. Todo esse esforço rendeu-lhe alguns pequenos módulos (sistemas) para ganhar eficiência e produtividade.

Anos mais tarde, quando ingressou na empresa TUSA (transformadores de potência) obteve a plenitude de atuação com a teoria aprendida em seus estudos, em conjunto com os módulos desenvolvidos na Nativa, que paulatinamente eram aprimorados e refinados.

Nos anos 80 surgiu-lhe uma nova oportunidade na MEGA TRANSFORMADORES, empresa blumenauense, que passava por delicada situação financeira.

Os projetos de Ivan atendiam à necessidade da MEGA, que sempre buscava o máximo de economia sem penalizar a qualidade do produto entregue aos diferentes mercados.

 

Oportunidade de Ouro

Ocorreu que os projetos foram muito bem recebidos no mercado, por sua economia e eficiência, chamando atenção de diversas concessionárias, e de forma muito especial da CELESC (Santa Catarina).

Com o esse apoio e dedicação, a empresa MEGA passou a ter estabilidade financeira e a partir da metade dos anos 80, dominou por 10 anos consecutivos o mercado brasileiro de fabricação e reforma de transformadores.

 

Desenvolvimento de um sonho

No final dos anos 90, Ivan aventura-se num voo solo no qual desenvolveu um sistema próprio de cálculo. Esse sistema foi fruto da integração de inúmeras rotinas fragmentadas que havia desenvolvido para uso próprio, agora projetadas numa única ferramenta robusta e de alta precisão. Nasce a partir daí o SISREC, a solução mais completa no mercado para cálculo de transformadores.

Pelo contato frequente com o dia a dia de inúmeras fabricantes e reformadoras e pelo acúmulo de diversas experiências e realidades de fábrica, o corpo de conhecimentos técnicos da ILTECH foi expandido de maneira consistente e firme, buscando sempre a maior eficiência produtiva e segurança no planejamento e execução dos projetos elétricos.

 

A concretização de um sonho

Hoje a ILTECH conta com uma equipe de profissionais qualificados para atender as diferentes demandas do mercado de Fabricação e Reforma de transformadores.

No ano de 2017 atingimos a marca de 50 clientes distribuídos na América Latina, com forte predominância no Brasil, atuando num escopo bastante abrangente no mercado de baixa, média e alta potência.

O conhecimento que antes estava restrito apenas ao cálculo de transformadores de distribuição, hoje atende a diversas outras necessidades fabris essenciais, como:

  1.     Gerenciamento de desenhos de projetos
  2.     Controle de produção
  3.     Projetos técnicos e assessoria para maquinários (corte de núcleo, campânula de vácuo, bobinadeiras, etc.)
  4.     Consultorias, treinamentos e técnicas de produção diferenciadas
  5.     Softwares sob medida

 

A ILTECH está sempre inovando e se reinventando para ser um centro de inteligência confiável à qual podem recorrer todas as fabricantes e reformadoras que precisem de ajuda para crescer em seu mercado.

Graças a essa trajetória, a ILTECH vem mantendo um crescimento de mais de 35% nos últimos 3 anos.

Isso se deve a um inconformismo inato, inspirado pelo seu fundador e a atuais proprietários, juntamente com as equipes de profissionais, que estão sempre em busca constante de inovação, cujos três pilares principais são a economia, rapidez e segurança.


Indo além

Tendo esse resgate em vista nós só podemos afirmar que: os próximos passos vão contar com a competência de nosso fundador e de todos os profissionais que compõem o time ILTECH. E você pode contar conosco à todo momento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *