Por que o núcleo do transformador deve ser projetado primeiro?

Continuando a explicação que iniciamos na semana passada sobre a seqüência de cálculo de um transformador, hoje vamos responder àquela primeira pergunta referente ao motivo de se começar pelo núcleo.

Abaixo temos 3 telas do núcleo no nosso sistema.

1) Dimensões do núcleo:

2) Relação de espiras:

3) Resultados:

Pois bem, nós adotamos o critério “inside to outside” (“de dentro para fora”), para desenvolver o cálculo elétrico do transformador, por isso que o núcleo se tornou a primeira parte a ser projetada.

Esse critério permite ao projetista 1) testar diferentes medidas de núcleo; 2) analisar a quantidade de espiras (material) exigidas pelas bobinas, e 3) analisar se os resultados são satisfatórios ao projeto em termos de eficiência elétrica e economia.

Dessa maneira, as dimensões finais são resultantes e não variáveis de entrada.

Se por ventura essas dimensões ultrapassarem as medidas máximas, o projetista pode voltar e tentar diferentes tamanhos de núcleo ou técnicas de construção, a fim de que os resultados respeitem os limites definidos ao projeto.

Tal visibilidade ocorre já na fase de definição do núcleo porque os meros cálculos elétricos são traduzidos em imagens e infográficospara o projetista atingir os resultados que espera rapidamente e com segurança.

Se formos pensar em quanto tempo o projetista perde em cima dos seus cálculos, sem uma ferramenta adequada, com medo de errar, ou vir a infringir as normas técnicas, ou mesmo criar um produto de baixa qualidade sem saber

A essência do trabalho de qualquer engenheiro não é passar o dia olhando apenas para números, mas criar resultados melhores!

No próximo artigo da série falaremos das dimensões das cabeceiras dos enrolamento, acompanhe!

One thought on “Por que o núcleo do transformador deve ser projetado primeiro?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *