Como me credenciar no programa de etiquetagem de transformadores exigido pelo INMETRO?

Desde o início do programa de etiquetagem de transformadores, muitas dúvidas surgiram ao redor tema, envolvendo tanto fabricantes quanto reformadoras de transformadores. Por isso decidi dedicar um tempo hoje para explicar os passos necessários para o credenciamento que todos as fabricantes e reformadoras deverão se submeter para atender as exigências do programa.

O que é o programa?

Desde janeiro de 2014, todos os transformadores de distribuição comercializados no Brasil devem ostentar, compulsoriamente, a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE/Inmetro), com base na Portaria Interministerial MME/MCT/MDIC nº 104/2013 e na Portaria Inmetro nº 378/2010. Esta medida visa a garantir os níveis de eficiência dos equipamentos, estabelecidos por meio da medição da perda máxima em vazio, perda total na derivação nominal e perda máxima total na derivação crítica, expressas em watts. A potência do transformador e o seu tipo, monofásico ou trifásico, também são considerados.

Em 2013 o governo brasileiro considerava que esta iniciativa poderia gerar uma economia anual de energia de mais de 1.516 GWh, equivalente a R$ 468 milhões por ano.

O que devo fazer? Por onde começar?

1º Passo (Formulários e manuais de credenciamento):

O INMETRO disponibiliza no link: http://www2.inmetro.gov.br/pbe/pdf/programa_brasileiro_etiquetagem.pdf o arquivo com o passo a passo para o processo de credenciamento.

2º Passo (Definição dos equipamentos):

Toda empresa que fabrica ou reforma transformadores, deverá submeter os equipamentos segundos dois critérios que são:

  • Potência
  • Quantidade de fases (1 ou 3)

Ou seja, para cada potência e número de fases deverá haver um projeto elétrico e a construção de um transformador que será submetido aos ensaios laboratoriais.

3º Passo (Ensaios laboratoriais):

Uma vez que a empresa esteja com os equipamentos conforme potência e número de fases fabricado/reformado, deverá submeter os mesmos a um dos laboratórios credenciados ao programa a fim de se obter os resultados dos ensaios que darão acesso ao selo do programa do INMETRO.

 4º Passo (Recebimento do selo de eficiência energética):

Assim que o laboratório conceder os relatórios de ensaio, estes deverão ser submetidos ao INMETRO para o credenciamento que torna a empresa apta a operar dentro das novas normas de eficiência energética. Uma vez que a empresa esteja de posso dos certificados, poderá participar de processos licitatórios das concessionárias que exigem a certificação, bem como atender empresas particulares que precisam de um transformador onde a concessionária obriga o cumprimento de tais normas para a ligação da energia.

 

O que podemos fazer por você?

A ILTECH conta com profissionais com mais de 35 anos de experiência no mercado e expertise em mais de 50 clientes no Brasil. Nosso foco é ajudar a empresa a criar os projetos elétricos que deverão ser submetidos ao programa, de modo que as perdas em vazio, perdas em carga e perdas totais estejam dentro dos níveis exigidos pelo programa. Desta forma sua empresa contará com nossa equipe durante o processo de criação dos projetos e execução dos mesmos até a fase dos ensaios laboratoriais, evitando problemas que possam reprovar os equipamentos nos ensaios devido a problemas de projeto elétrico ou má execução do processo fabril.

 

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e conheça nossa suíte de soluções.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *