Por que não devo copiar o projeto original na reforma?

No post de hoje vou falar sobre a importância da segurança no processo de reforma de transformadores.

Ainda hoje muitas empresas tem dificuldades de manterem suas margens financeiras em níveis ótimos, porque o custo para reformar, apesar de ser mais barato que o de fabricação, tem um orçamento muito mais limitado.

O motivo que me fez começar a trabalhar com projetos de reforma foi o de aumentar a segurança e ao mesmo tempo obter um projeto com maior economia, aumentando também a eficiência operacional do seu negócio.

Eu e você sabemos que o transformador reformado precisa passar de primeira nos ensaios laboratoriais, para que não haja custos mais do que o necessário. E para obter eficiência no laboratório, precisamos ter a certeza de que o projeto desenvolvido é o que sairá na realidade.

Por isso aqui na ILTECH nós trabalhamos para excluir planilhas e outros processos manuais das atividades operacionais de nossos clientes. Nosso trabalho é entregar soluções que tornam possível obter um projeto 18x mais seguro e preciso, através de novos métodos de fabricação focando em permitir que o projetista tenha as melhores ferramentas e opções a sua disposição.

No dia a dia do engenheiro na reformadora de transformadores, sabemos que cada projeto que chega é um novo desafio cuja a complexidade aumenta com a quantidade de equipamentos a serem produzidos formando um lote. Temos visto a frequência assustadora com que as reformadoras sucateiam peças valiosíssimas como um núcleo por um simples erro de avaliação.

Sem mencionar que esse problema é em geral detectado ao final de todo o processo, no laboratório, causando imenso retrabalho. É como tentar dirigir um carro na contramão de uma avenida movimentada. Um enorme risco de perda de dinheiro.

Por isso é de grande importância estar alinhado com novos métodos de reforma, para que além de obter maior segurança no projeto, a precisão nos ensaios laboratoriais seja exata.

ENTÃO COPIAR O PROJETO ANTERIOR NÃO SERIA A SOLUÇÃO?

Este questionamento já deve ter passado pela sua cabeça e a resposta para ele é : NÃO.

Quando um transformador chega à reformadora podemos identificar diversas informações dele como fabricante, potência, classe etc., mas o transformador não chega acompanhado do seu projeto!

Sem o projeto não temos como saber o que o projetista idealizou para este transformador e se os resultados deste projeto foram satisfatórios no laboratório. É justamente aí que entra a necessidade de novos métodos e tecnologias que possam proporcionar ao projetista da reforma a visibilidade do transformador que ele tem em mãos.

Somente munido de uma boa ferramenta que possa confrontar todos estes dados que o projetista da reforma conseguirá identificar falhas no projeto, buscar os ajustes necessários e garantir os resultados laboratoriais como perdas em vazio, perdas em carga, impedância e corrente de excitação.

É muito encontrarmos empresas de reforma que não estão usando método algum para o processo de cálculo na reforma, estão simplesmente copiando o projeto anterior e com isso copiando também os erros do projeto original resultando em surpresas desagradáveis no laboratório quando o equipamento é reprovado.

Fazendo uma analogia é como querer atravessar o cruzamento de olhos fechados confiando nos outros para não ser atropelado!

Este é um risco totalmente desnecessário, você pode fazer uma travessia segura monitorando todos os acontecimentos ao seu redor e garantindo que a travessia seja bem sucedida.

Por isso estamos sempre concentrados em inovar nossas soluções com métodos e técnicas que possam ampliar cada vez mais a visibilidade do projetista e cada vez mais ele alcançar resultados mais seguros eficientes e rentáveis para a empresa.

Andar as cegas não é o caminho quando nos dias atuais podemos ter até um óculos com zoom e visão noturna!

O que podemos fazer por você?

A ILTECH conta com profissionais com mais de 35 anos de experiência no mercado e expertise em mais de 50 clientes na América Latina.

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e conheça nossa suíte de soluções.

Autor:

  • William Theobald Prange
  • Diretor Operacional da ILTECH com 10 anos de experiência em desenvolvimento de soluções voltadas para a área de Engenharia

3 thoughts on “Por que não devo copiar o projeto original na reforma?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *