O que a sua planilha de projetos não lhe mostra?

Você já deve ter se perguntado: existe um motivo real para trocar a sua planilha de projetos por um sistema de cálculo em 3D como o SISREC-web?

A intenção do post de hoje é criar  um maior entendimento entre as diferenças no uso de planilhas e o sistema 3D, evidenciando os benefícios da visualização em 3 dimensões.

A Origem

É comum encontrarmos empresas onde a origem dos trabalhos, mais precisamente os cálculos elétricos, nascem em planilhas em função de da versatilidade que as planilhas oferecem.

A planilha de fato é uma ferramenta muito versátil que possibilita a criação de diferentes cenários, alterar fórmulas rapidamente e afinar seus cálculos.

A primeira vista parece ser mesmo a ferramenta ideal mas estes são apenas os pontos a favor que este método oferece. E isso cria uma ilusão imensa sobre o seu uso.

Quando o caos começa

A medida que a empresa cresce nascem novos produtos que ela quer ofertar ao mercado e consequentemente uma nova adequação da planilha e quando você se dá conta já esta lidando com inúmeras planilhas, uma para cada tipo de equipamento com diferentes versões que exigem um treinamento muitas vezes demorado para cada novo profissional que inicia no departamento.

Outra questão muito relevante é que para cada cálculo novo criado temos um novo arquivo que gera toda uma necessidade de rotinas de backup isso sem falar que a planilha não oferece integridade das informações, ou seja, se alguém conseguir acessa-la, alterar algum parâmetro e salvar, nunca saberemos pois em geral as planilhas não oferecem nenhum método de auditoria que seja seguro.

Analisando do ponto de vista do cálculo o maior impacto é que a medida que a planilha cresce, com ela crescem também a complexidade das informações, dificultando o projetista sintetizar os números gerados e tomar alguma decisão realmente significante do ponto de vista de melhorias elétricas ou mesmo de custo.

Sem falar que a medida que a complexidade aumenta mais difícil fica para que outra pessoa aprenda como a planilha funciona e consiga de fato criar um projeto em um curto espaço de tempo.

Como saber se os resultados da planilha são bons?

Antes de nos aprofundarmos no tema observe a imagem a seguir:

Separamos uma parte de uma planilha de cálculo, apenas para demonstrar o quanto é difícil ao projetista imaginar se o transformador que ele esta criando atende os requisitos técnicos e com o menor custo possível.

Como é possível ver na imagem da planilha, existem inúmeras informações e todas elas expressas em números e no máximo com uma cor para prestar algum tipo de apoio ao projetista.

Esse é o principal fator que deixa o projetista literalmente “cego” a qualquer melhoria possível.

E se eu padronizar meus projetos?

Se você pensou que a solução então seria padronizar um projeto para cada potência e nunca mais mexer neles, acabou de cometer um ledo engano, e que, dependendo da complexidade de seus equipamentos, tem o potencial de enterrar a sua empresa.

É comum procurarmos alternativas que estejam relacionadas a nos livrarmos do problema, porém, muitas vezes criamos novos problemas e estes afetam em cheio competitividade das empresas pois uma vez que você engessou seu projeto isso significa que qualquer variação de custo na matéria prima já tornou seu projeto obsoleto e sua empresa começará a perder uma venda após a outra.

Como o 3D pode te ajudar?

A ferramenta 3D vai dar todo o auxílio visual ao projetista de imediato a qualquer mudança que ele faça no projeto, isso significa que se você estiver pensando que depois de calcular em sua planilha, vai jogar os dados para dentro do SolidWorks ou AutoCad para suprir sua necessidade de visualização e assim resolver este problema, acabou de cometer outro grande engano.

Atente ao fato de que essa sistemática fragmentada de geração 3D não será de forma imediata (cálculo em planilha + emulação em SolidWorks ou AutoCad) e isso basta para você saber que está perdendo produtividade.

E por falar em produtividade quando o assunto é engenharia, especialmente para o mercado de transformadores que é extremamente competitivo, qualquer minuto vale ouro. Departamentos de engenharia costumam ter mão-de-obra especializada e por esse motivo o valor hora é bem elevado, sendo assim perder muito tempo em um projeto só aumenta seus custos!

A essência de qualquer ferramenta de engenharia está relacionada a unificar uma série de informações e apresenta-las em uma interface simples e objetiva, de modo que auxilie o engenheiro nas tomadas de decisões.

Apresentar uma visualização 3D é uma das características que irá auxiliar o engenheiro na análise imediatamente da geometria do equipamento e assim identificar se existe algum ponto de melhoria possível segundo as dimensões finais.

O outro auxilio será os resultados de cálculo que trarão a certeza de que os resultados tanto do ponto de vista elétrico quanto do ponto de vista financeiro são de fato satisfatórios.

Abaixo separamos uma pequena demonstração de alteração em tela de uma bobina. A ideia é exemplificar o que foi dito. Ou seja, ao fazer uma simples alteração do condutor por exemplo:

  1. O que muda em função da geometria?
  2. O que muda em função do custo?
  3. O que muda em função da performance elétrica?

Tentando executar o projeto com um condutor N° 14

Observação: Apesar de termos reduzido as perdas, esse movimento gerou um problema de montagem dos enrolamentos. Outro ponto é que com este condutor mais grosso temos um peso e consequentemente um custo bastante significativo.

Após mudar para o condutor N° 16

Observação: Após a mudança para um condutor mais fino, conseguimos o espaço de segurança necessário para a montagem dos enrolamentos, uma redução significativa no peso e consequentemente no custo. Apesar das perdas terem aumentado, ainda assim esse projeto atende aos requisitos técnicos especificados.

Conclusão

Quando o assunto é ferramentas de engenharia, logo vem a nossa cabeça aqueles cursos longos necessários para aprendermos a mexer em uma ferramenta 3D, é difícil inclusive aliar as necessidades visuais aos números dentro de ferramentas standard, pois o propósito destas soluções não é entregar um ambiente de análise e sim um ambiente de geração da peça final.

Soluções específicas de trabalho, como o SISREC-web 3D, tem um conceito diferente, pois além de oferecerem a análise imediata da geometria em 3D, oferecem também os resultados elétricos, mecânicos e financeiros, para a tomada de decisão imediata pelo projetista. Além disso, no caso do SISREC-web 3D, o prazo de treinamento de novos projetistas é de horas e não meses.

Esse é o principal conceito que deve ser estar atrelado a uma ferramenta de projeto, porém sem aumentar a complexidade das informações.

Ou seja, fazendo uma análise um tanto quanto simples mas bem objetiva, não existe mais espaço nos dias atuais para longos treinamentos, em ferramentas complexas e fragmentadas.

Muito menos espaço para tentar replicar planilhas a todo momento a fim de tentar criar um projeto através de uma ferramenta que não nasceu para esse propósito.

As empresas não podem mais se dar ao luxo de pagar uma mão-de-obra extremamente cara e levar dias para encontrar o projeto que ela acredita ser o mais adequado para o momento (isso quando consegue fazer a tempo).

Nos dias atuais os custos mudam a todo momento, as entregas são imediatas, as margens são extremamente apertadas, ganha quem tiver a capacidade de fazer o melhor, no menor tempo com uma equipe capacitada onde o engenheiro possa realmente tomar suas decisões com certeza e realizar a essência de sua formação, fazer o melhor que sabe!

Acompanhe o video abaixo as etapas do que escrevemos neste artigo:

 

Autor:

  • William Prange Theobald
  • Diretor Operacional da ILTECH com 10 anos de experiência em desenvolvimento de soluções voltadas para a área de Engenharia

2 thoughts on “O que a sua planilha de projetos não lhe mostra?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *