Qual a influência da distância nas cabeceiras dos enrolamentos na impedância?

Olá, hoje o tema que abordaremos é outra dúvida que chegou a nós por e-mail (Alonso), sobre algo que pode influenciar muito os resultados de nosso projeto.

A distância nas cabeceiras alteram a impedância do projeto?

Para responder a esta dúvida devemos primeiro entender a relação de impedância e distância entre os enrolamentos.

Resgatando algumas informações a respeito

Se você não conferiu o artigo anterior sobre este assunto, pode consulta-lo aqui.

A impedância está diretamente ligada entre as distâncias dos enrolamentos de BT (baixa tensão) e AT (alta tensão).

Um projeto real

Preparamos um projeto para demonstrar justamente este efeito quando mudamos a cabeceira de um projeto e seu reflexo imediato.

  • Neste primeiro caso temos uma acomodação das espiras nas camadas segundo o valor default definido nas cabeceiras segundo a classe de tensão do projeto. Que pelo condutor selecionado deixou uma cabeceira de cerca de 16 mm.

 

 

Como resultado tivemos uma impedância de 2,23% conforme a imagem a seguir:

 

  • Alterando então o padrão de cabeceira para um nível ainda tolerável de cerca de 10 mm e rearranjando o condutor de maneira que utilize a maior área possível para se atingir um valor próximo de 10 mm de cabeceira, teremos o resultado a seguir:

 

 

Como reflexo da alteração da cabeceira, podemos ver uma diminuição da impedância, conforme a imagem a seguir:

 

Conclusão

Como a dúvida de nosso amigo Alonso, era justamente saber se a alteração nas dimensões influenciava na impedância do projeto, a resposta é sim!

Logicamente o conceito de espaçamento entre AT e BT é a variável que expressa a maior diferença no resultado da impedância, no entanto, como pudemos observar alterar a altura do enrolamento segundo os espaçamento de cabeceiras tem uma influência também e essa diferença pode ser maior ainda se isso ocasionar o aumento de número de camadas.

Isso ocorre porque quando alteramos a área metálica do enrolamento, estamos na verdade alterando a sua altura magnética, que é o que esta associado diretamente ao valor de impedância.

Como no exemplo que demonstramos a influência em alguns casos pode parecer pequena, no entanto pode significar o necessário para deixar o equipamento em acordo com a norma de fabricação ou então ter um equipamento reprovado em laboratório.

A questão como sempre dizemos aqui é que se o projetista não pode visualizar de imediato estes resultados, pode estar correndo um grande perigo ou então se continua a seguir o mesmo projeto por anos, aquele projeto que ele afirma ser o melhor, pode ser que esteja perdendo muito dinheiro, pois buscar apenas os resultados elétricos não é mais suficiente.

A questão principal é que nos dias atuais, ganha quem tiver a capacidade de criar um projeto com a melhor performance elétrica, com o menor custo e no menor tempo possível!

 

Autor:

  • William Prange Theobald
  • Diretor Operacional da ILTECH com 10 anos de experiência em desenvolvimento de soluções voltadas para a área de Engenharia

4 thoughts on “Qual a influência da distância nas cabeceiras dos enrolamentos na impedância?

  1. E o espaçamento entre NUCLEO e BAIXA TENSÂO ( BT ), normalmente utilizado 2,5 mm; qual a influência dele no resultado dos ensáios.

    1. Olá Alonso,

      No enrolamento de Baixa Tensão assim como no Enrolamento de Alta Tensão, os critérios são os mesmos que apresentados no artigo, onde a distância das cabeceiras vão influenciar diretamente na altura magnética do enrolamento e consequentemente nos resultados de impedância.

      Em relação a dimensão especificada de 2,5 mm, o correto é fazer os testes com as dimensões desejadas, simulando no sistema 3D tanto a AT quanto a BT com os fios utilizados, para ter uma real situação do que será medido depois em laboratório.

      Espero que tenha ajudado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *