Perdas Capitalizadas: o custo do transformador é somente a soma da matéria-prima?

Ao ler este título você deve ter dito: “Não! Pois tem também o custo da mão-de-obra!”

Mas a realidade é que existe ainda um outro custo a ser ponderado e que eventualmente pode estar fazendo você perder vendas. É a famosa Perda Capitalizada!

No post de hoje falaremos sobre as perdas capitalizadas (o que significa?) e entender qual a influência disso no seu projeto.

Para responder estas perguntas e deixar o assunto um pouco mais claro, vamos separar as explicações em tópicos e fazer algumas analogias para criarmos o entendimento do que se tratam as perdas capitalizadas.

 

O que são perdas capitalizadas?

Perdas capitalizadas é o valor que a companhia distribuidora de energia contabiliza para os transformadores em função das perdas energéticas que ele possui. Contabilizando este montante a companhia consegue mensurar quanto (em termos de energia) o equipamento está desperdiçando no processo de transformação, e logicamente, seu impacto no custo para distribuidora.

Fazendo uma analogia com algo do nosso cotidiano: seria como saber quantos Km/litro um carro faz só que como estamos falando de transformadores a distribuidora quer saber quantos kW/hora esse transformador gasta.

 

Qual a influência das perdas capitalizadas em seu projeto?

A essa altura você já deve ter pensado que então a saída para todos os problemas é criar um transformador extremamente econômico, não é mesmo?

Mas a realidade não é bem assim!

Novamente usando nosso exemplo do carro, imagine que criássemos um carro que tivesse um consumo de 100 km/litro (é possível chegar a uma eficiência deste porte) mas isso tornaria o carro tão caro que poucas pessoas estariam dispostas a pagar o custo de um carro desse tipo – Note que isso gera um ciclo vicioso: poucos consumidores levam ao aumento de custo assim como o custo leva à redução do mercado consumidor.

Este mesmo efeito ocorre nos transformadores: se fabricarmos um transformador extremamente eficiente (com pouquíssimas perdas) como efeito seu custo será tão alto que inviabilizará a comercialização de um projeto assim.

 

Então como posso saber a influência das perdas no meu projeto?

Quando o assunto é transformador, não existe uma fórmula fechada para se atingir o melhor resultado – Nós sabemos muito bem disso pois cada um de nossos clientes tem suas próprias fórmulas de cálculo. Esse resultado depende do feeling/experiência do projetista em tentar diferentes técnicas, processos e materiais para atingir o melhor custo no projeto.

Respondendo a pergunta: a cada movimento que o engenheiro faz no projeto ele terá diferenças nos níveis de perdas calculadas no transformador, ou seja, em determinado momento pode possuir mais material e consequentemente menos perdas, em outro momento menos material porém perdas muito maiores, algumas vezes excesso de materiais e perdas.

A chave da questão aqui é conseguir encontrar o melhor balanço entre as perdas e o custo do material, para enfim ter certeza que todas as escolhas feitas na construção do projeto estão de fato resultando em um projeto competitivo.

 

Abaixo seguem alguns exemplos que mostram bem essa realidade:

 

Nos exemplos que colocamos acima, podemos ver exatamente a influência da equação entre quantidade de materiais VS perdas, e o custo final que pode definir completamente o jogo.

Se observarmos os projetos 1 e 2 podemos ver que o projeto 2, possui praticamente 3 mil reais a menos de material, mas ainda assim seu custo capitalizado é de cerca de 1.300 reais a mais que o projeto vencedor!

 

 

 

Conclusão

Temos a convicção de que: não existe uma fórmula única para se construir um transformador econômico (barato) e ao mesmo tempo eficiente (baixíssimas perdas).

Em se tratando de um equipamento extremamente técnico, existem diversas técnicas construtivas que devem ser testadas pelo engenheiro a fim de se buscar o melhor custo e eficiência energética para o equipamento em questão.

O que o engenheiro deve possuir é uma ferramenta que seja capaz de auxilia-lo em todas estas frentes para que a tomada de decisão do projetista seja assertiva!

Não contar com ferramentas de apoio desse nível significa tentar construir coisas cada vez mais complexas na base da prancheta e papel e os resultados podem arriscadíssimos!

O mundo em que vivemos hoje é cada vez mais competitivo e por estarmos cercados de tecnologia é nossa obrigação saber fazer uso dela, para que nosso trabalho de engenheiro se torne cada vez mais eficiente.

Por isso não se engane! Achar que você possui o melhor projeto somente porque possui a menor quantidade de materiais, pode ser um erro tremendo e lhe custar muito caro!

Quando o assunto é transformador, devemos olhar tudo do começo ao fim, seja o custo de materiais, custo de produção ou custos das perdas capitalizadas. Estes pequenos detalhes é que farão a diferença entre você perder uma venda por conta do preço ou então ganhar uma concorrência de lavada!

Seja inteligente, ir além significa fazer diferente e olhar para o que muitos não se atentam em fazer!

 

Até a próxima!

Autor:

  • William Prange  Theobald
  • Diretor Operacional da ILTECH com 10 anos de experiência em desenvolvimento de soluções voltadas para a área de Engenharia

2 thoughts on “Perdas Capitalizadas: o custo do transformador é somente a soma da matéria-prima?

  1. Paragens pelo Post.

    Muito esclarecedor. Não sou projetista porém sou engenheiro eletricista muito apaixonado por essa máquina estática que é o transformador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *