Produtividade e o Time de Engenharia: Qual a verdade sobre essa dupla?

Os sistemas de gestão de engenharia, são, por definição básica, um conjunto de métodos e processos aliados à ferramentas computacionais, que tem por objetivo dar um aumento a produtividade da engenharia e dos diferentes segmentos que interagem (departamentos), tendo respostas rápidas e precisas, organizando as informações distribuindo as mesmas através de diversos recursos telemáticos disponíveis pela tecnologia da informação. Resumindo: todos os recursos que a TI pode ofertar em prol do aumento de produtividade podem (E DEVEM) ser empregados com vistas aos devidos ganhos de produtividade.

O resultado do uso destes sistemas de gestão, traz consigo uma excelente competitividade, produção completa de projetos o que permite dar uma agilidade e versatilidade a setores tais como PCP, compras , vendas, etc… Aqui minha intenção é deixar claro que toda produtividade só pode ser alcançada com a devida integração entre os diferentes departamentos de uma empresa: produtividade de forma isolada é limitada e não entrega o verdadeiro valor para nossa companhia.

Com a utilização de um sistema de gestão, a engenharia adquire uma biblioteca muito bem estruturada e de fácil acesso, que auxilia na tomada de decisões, e definir as ações a serem seguidas, onde o gestor e ou usuários podem aproveitar informações de projetos anteriores, aumentando consequentemente a produtividade e confiabilidade da engenharia, saindo desta forma enaltecida sua performance por meio dos resultados atingidos.

Note que o reaproveitamento de informações e projetos tem 2 viés bem claros:

  1. Reduzir o tempo total de projeto
  2. Revalidar as informações anteriores em novo cenário, potencializando o refinamento das informações

Para a implantação de um sistema de engenharia, é necessário conhecer o estado d’arte do setor ou departamento de engenharia, ou seja, o conjunto de boas práticas reconhecidas pelo mercado, que podem ser adotados para assim poder elaborar um diagnóstico e propor quais ferramentas devem ser implementadas e os resultados que serão conseguidos após de ser implantado. Para que isso seja possível é essencial que se conheça diferentes companhias, por meio de um benchmarking, ou através de consultorias de apoio.

Enquanto os departamentos de engenharia não mudarem os seus paradigmas para uma extraírem o melhor de uma ferramenta de Gestão de Engenharia, suas companhias ficarão em desvantagem técnica e operacional frente aos  concorrentes que já é adotam estes sistemas.

Nas próximas semanas falarei sobre os itens que destaquei nesse post e também:

  • Capacitação e treinamento da mão-de-obra
  • Metodologias e processos de trabalho
  • Layout fabril
  • Práticas gerenciais de controle e Indicadores
  • Utilização de insumos

Fique atento!

One thought on “Produtividade e o Time de Engenharia: Qual a verdade sobre essa dupla?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *