Startup busca reduzir perdas na distribuição de energia elétrica

A ILTECH – Innovative Transformers foi destaque no portal Rádio Jaraguá que publicou artigo mencionando a startup e as inovações na área de eficiência energética.

A notícia na íntegra:

O mundo é movido pelas inovações. Dia após dia, são elas que levam as pessoas a mudarem conceitos, hábitos e evoluir. E, quando o assunto é evolução, as startups são ótimos exemplos, pois servem de guias, apresentando novas formas de resolver problemas antigos ou lidar com situações surgidas a partir do mundo atual

Exatamente com esse propósito, a Iltech tem chamado a atenção do segmento de energia elétrica. Focada em encontrar soluções de eficiência energética, a startup vem conseguindo otimizar o processo de distribuição de energia elétrica, reduzindo as perdas ocorrentes durante a distribuição. Em geral, elas chegam aos 30%.

Conforme Marco Neuwiem, diretor de negócios da Iltech, a startup também trabalha no desenvolvimento de soluções de software para engenharia. “Elas permitem aos clientes a criação de projetos de transformadores de energia de modo otimizado. Associamos hardwares de monitoramento desses equipamentos com baixo custo, algo que ninguém está realizando no Brasil”, explica.

Com cerca de 50 clientes em diferentes regiões do país, a Iltech também está dando a largada a operações nos Estados Unidos e em Portugal. A startup ainda mantém conversas avançadas com empresas suecas, enquanto desenvolve novas soluções. Um deles abrange hardware e software para monitoramento de equipamentos de transformação com baixo custo, além da assessoria aos clientes baseada nas informações provenientes desses equipamentos.

Atualmente, a empresa está em aceleração na Spin, primeira aceleradora de startups no Norte Catarinense e uma das primeiras do país com foco no atendimento às necessidades das indústrias. Durante o processo, a Iltech lançou uma inovadora solução de Internet das Coisas (IoT). O Transformer Scan é voltada ao monitoramento online de transformadores de energia elétrica que permite avaliar performance, antecipar falhas e alertar equipes de manutenção para que não haja interrupção no fornecimento de energia.

A solução ainda permite aos fabricantes a possibilidade de acompanhamento remoto do desempenho dos equipamentos. Já às concessionárias oferece a oportunidade de antecipar manutenções ou substituição de transformadores defeituosos, evitando penalizações pela ANEEL ou prejuízos no atendimento aos clientes finais. No caso das grandes indústrias, ela garante acompanhamento de informações críticas de carga dos transformadores a fim de não interromper linhas de produção por causa de imprevistos.

Sobre a Spin

Com o propósito de conectar a inovação de Santa Catarina com o mundo, a Spin Exponential Business possui unidades em Jaraguá do Sul, Joinville e Blumenau, no Norte Catarinense, com unidades confirmadas em Curitiba e São Paulo. A aceleradora é um dos primeiros hubs de inovação startup-indústria do Brasil com foco em soluções B2B e B2B2C, colocando frente a frente projetos inovadores, indústrias e investidores interessados em transformá-los em negócios promissores. Para saber mais sobre a Spin, basta acessar o site www.spin.capital. A aceleradora também está nas redes sociais e possui o portal de educação www.spin.capital/academy.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *