Você já teve esse problema com as Perdas em Vazio?

Ao final da produção de um lote de peças de transformadores de distribuição, percebemos que, ao fazer a medição, os valores da Perda em Vazio extrapolam todas as previsões em relação às demais unidades do mesmo lote.

E nem ensaios como o de Relação de Tensão (TTR)Tensão Induzida conseguem detectar quaisquer anomalias nas bobinas. Mas o que muitos não sabem é que O PROBLEMA NÃO ESTÁ NO NÚCLEO!

Há um um meio bastante simples de resolver esse problema que tem se mostrado eficaz na maioria dos casos…

Substitua o enrolamento AT por outro. Isso mesmo!

A experiência de 38 anos que temos no mercado de transformadores nos diz que, nesses casos, a frequência e a tensão nominal manifestam-se nos valores da Perda em Vazio e na Corrente de Excitação, ou seja, são pequenas descargas que os ensaios não são capazes de detectar.

Temos visto a frequência assustadora com que as fabricantes e reformadoras sucateiam peças valiosíssimas como um núcleo por um simples erro de avaliação. Sem mencionar que esse problema é em geral detectado ao final de todo o processo, no laboratório, causando imenso retrabalho: retirar o óleo, a bucha, a tampa, a parte ativa, etc. É como tentar dirigir um carro na contramão de uma avenida movimentada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *