Qual a influência da distância entre AT e BT nos transformadores?

Olá, hoje o tema que abordaremos é uma dúvida que chegou a nós por e-mail (Alonso Vicente da Silva), sobre algo que influencia diretamente em um resultado muito especifico do nosso projeto e vale tanto para a fabricação quanto para a reforma.

Qual a influência da distância entre AT e BT em meu projeto?

Bem o principal fator ligado a esta variável é a impedância!

Impedância

Então qual a relação entre espaçamento e impedância?

A distância entre AT-BT influencia a impedância do nosso projeto.

Se aumentarmos a distância entre AT-BT aumentamos a impedância se fizermos o movimento contrário diminuímos a impedância.

Outra influência que ainda pode existir é que se aumentarmos muito a distância entre AT-BT ao contrário que se pensa, hipoteticamente estaríamos criando um canal de óleo que deveria diminuir a temperatura do enrolamento, mas o efeito que temos é um aumento significativo da resistência, perda do efeito do canal e o consequente aumento da temperatura.

Conclusão

Neste artigo, procuramos descrever com a maior simplicidade possível a dúvida que chegou para nós a respeito desta relação, o tema poderia se estender muito mais a termos mais complexos, mas como estamos procurando criar o embasamento das dúvidas que tem sido enviadas para nós, vamos sempre procurar ser sucintos e claros nas explicações.

Esperamos que o tema de hoje tenha ajudado você também a entender um pouco mais sobre a relação das distâncias no projeto e a impedância.

Autor:

  • William Prange Theobald
  • Diretor Operacional da ILTECH com 10 anos de experiência em desenvolvimento de soluções voltadas para a área de Engenharia

One thought on “Qual a influência da distância entre AT e BT nos transformadores?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *