Base de conhecimento
ILTECH Innovative Transformers > Help Desk > Base de conhecimento

Pesquisar na ajuda:


Preenchendo as propriedades elétricas de um equipamento de Distribuição (Parte 2)

Solução

Preenchendo as propriedades elétricas de um equipamento de Distribuição (Parte 2)

 

Leia primeiramente a Parte 1 para melhor compreensão.

 

4. Sendo assim, chega-se a, talvez, o item mais importante, que são as garantias elétricas do projeto.

Os primeiros parâmetros a serem preenchidos são a temperatura em que vai ser feita a análise laboratorial do projeto, a elevação da temperatura do óleo,  a temperatura do enrolamento com que vai ser feita a medição das perdas do equipamento e a altitude da instalação, item que vai influenciar na questão da dissipação do transformador, onde em altitude acima de 1000m começa a se perder eficiência de dissipação. No Brasil, geralmente se define a altitude abaixo de 1000m, pois não existem equipamentos acima de 1000m, mas em países como Bolívia, por exemplo, já começam a aparecer questões relacionadas a perda de eficiência e aquecimento do equipamento.

Como pode ser observado na imagem a seguir, os próximos parâmetros, “Perdas em vazio”, “Perdas em carga”, “Perdas totais”, “Impedância” e “corrente de excitação”, já aparecem com um valor sugestão, trazido a partir da norma que foi selecionada no momento do cadastro do projeto. Apesar disso, o projetista tem total liberdade para fazer alterações nesses valores conforme necessidade ou se assim desejar.


Nos itens “Tensão de garantia da AT” e “Tensão de garantia da BT”, aparecem as opções de tensões que foram cadastradas anteriormente para  as configurações de AT e BT das propriedades elétricas. Normalmente, são definidas as padronizações com as tensões nominais de AT e BT que o sistema vai utilizar como preferência durante todos os cálculos que o sistema vai utilizar para a classificação de perdas nos ensaios laboratoriais.


Após todos os itens serem preenchidos é necessário lembrar-se de clicar no botão “OK” para definir os parâmetros. No lado direito da tela, é mostrada uma checklist para a definição dos parâmetros.


5. Dessa forma, chegamos a fase de ensaios elétricos da AT:

Os itens dessa, vão servir como informações para o laboratório fazer os ensaios de rotina.


6. Exatamente como no item 5, na parte de ensaios elétricos da BT vai constar informações para os ensaios de rotina:


Após o preenchimento de todos os itens, pode-se verificar que a checklist aparece toda em verde, pois todos os itens foram definidos.

Caso haja algum item em vermelho, retorne ao item especificado e clique na opção “OK” para definir e salvar tais parâmetros, pois não se pode avançar no projeto caso haja itens não preenchidos.
E, com isso, termina-se a definição das propriedades elétricas e pode-se avançar no cálculo do projeto para as definições do núcleo.

Após definição das propriedades elétricas, ocorre a definição das propriedades do núcleo, que aparecem na segundo aba da tela do dashboard.

 

» -- «


Confira nosso tutorial em vídeo sobre o assunto através do link: https://youtu.be/B-VG3wtLH5E


Ou acesse nosso canal do youtube para mais vídeos: "ILTECH - Innovative Transformers"

 

» -- «

 

Conhece o blog do transformador? Não? Então aproveite e obtenha mais informações técnicas nos posts de nossos especialistas por lá. Acesse iltech.com.br/blog/ e confira!

Para quaisquer dúvidas que venham a surgir, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo. Acesse aqui nosso canal de suporte ou entre em contato através dos meios:

Contato:  +55(47) 3037-2806 

Whatapp+55(47) 3037-2806

Skypesuporte@iltech.com.br

E-mail:suporte@iltech.com.br


Agradecemos pela atenção.

 
Este artigo foi útil? sim / não
Artigos relacionados Tutorial 001 - Projetando um transformador monofásico de 1500VA - 110V - 220V / 12V - 24V no SISREC-WEB
Problemas com o Excel (Recálculo automático)
Preenchendo os parâmetros de um núcleo enrolado em um equipamento de Distribuição (Parte 2)
Preenchendo os parâmetros de um núcleo empilhado em um equipamento de Distribuição (Parte 2)
Preenchendo os parâmetros de um núcleo enrolado em um equipamento de Distribuição
Detalhes do artigo
Identificação do artigo: 8
Categoria: Equipamentos de Distribuição - SISREC-web
Avaliação (Votos): Avaliação do artigo 5.0/5.0 (1)

 
« Voltar

 
Powered by Help Desk Software HESK, in partnership with SysAid Technologies